Você sabe o que é drenagem linfática?



Olá pessoal!

Hoje vamos falar sobre um assunto que particularmente gosto bastante e que mais me interesso, a técnica da Drenagem Linfática Manual (DLM).

Primeiro vamos mudar a ideia de que a DLM é uma massagem, não é. Ela é uma técnica que através de bombeamentos com uma determinada pressão nos locais específicos (por isso é necessário que o profissional tenha conhecimentos de anatomia e fisiologia do sistema linfático), faça com que o corpo desinche e desintoxique.
Para quem ainda não entendeu essa diferenciação que eu faço, vou explicar de outro jeito. Quando realizamos uma massagem, estamos trabalhando o sistema sanguíneo, já na DLM, trabalha-se somente com o sistema linfático, que faz a drenagem dos líquidos do corpo.

Tenho quase certeza que vocês já ouviram falar que nosso corpo é composto de 70% água, pois é, tendo isso em mente, vamos pensar um pouquinho. Nós ingerimos água de diversas formas: nos alimentos, sucos, entre outros.Porém, também eliminamos água no suor, na urina, etc. Essa água que ingerimos diariamente até ser eliminada pelo nosso corpo passa por diversos processos dentro dele e tem várias funções. Para que tudo ocorra em “sincronia” é necessário um equilíbrio, e o sistema linfático é como se fosse um filtro, pois é ele o responsável por carregar as toxinas que as células eliminaram por diversos motivos (má alimentação, stress, etc.). É aí que entra a DLM, ajudando a acelerar esse processo, consequentemente desintoxicando e desinchando o organismo humano.
Então podemos deixar bem claro que essa técnica não está relacionada com o processo de emagrecimento, porque não está diretamente associada ao tecido adiposo. 

Porém, vamos recapitular o que escrevi no meu primeiro post: lembram do estilo de vida saudável, alimentação, exercícios físicos, mente equilibrada..,então, a DLM auxiliará na desintoxicação e no desinchar do corpo, consequentemente os líquidos “limpos” que circulam irão promover uma melhor nutrição em todos os tecidos, inclusive da pele. Ou seja, pele bem nutrida, menor chance de ocorrer flacidez, o que pode acontecer ao final do processo de emagrecimento.
E aí vão algumas dicas para quem irá receber a técnica de DLM:
  • Muito importante! não se usa creme, gel, óleo, ou qualquer outro cosmético para fazê-la. Como disse anteriormente, é através de bombeamentos que se mobiliza o sistema linfático, qualquer tipo de cosmético faria com que ocorresse o deslizamento das mãos, que não é o que consiste essa técnica. 
  • Atenção! os bombeamentos são de leve pressão, então se você está sentindo dores durante/após a sessão, ou pior, fica com hematomas, o que foi feito pode ser chamado de outra coisa, menos Drenagem Linfática manual, que é uma técnica super relaxante.

Muito importante saber que pessoas com problemas cardíacos, renais, trombose, febre, dores de garganta e câncer não podem fazer drenagem linfática. O ideal nesses casos é conversar com o seu médico para esclarecer qualquer dúvida.
Bom gente espero que tenha esclarecido algumas dúvidas a respeito dessa técnica que gosto tanto. O importante é vocês sempre procurarem um profissional especializado, que faça a técnica corretamente. Sei que tem muito mais dúvidas sobre esse assunto, posso futuramente fazer um novo post falando mais sobre a técnica.


Até mais!

Vivian Veigas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como organizar o cardápio semanal de maneira prática

Qual seu peso ideal?

Ciclo da alimentação consciente: Eu estou com fome?!