Tudo é uma questão de hábito


Olá meu povo! Tudo bem?!

Bom, você está aqui. Pode ser sua primeira vez ou, talvez, seja um leitor frequente do blog e do meu Facebook. Seja lá em qual situação você esteja, deve haver um motivo pra que você se interesse pelo que eu tenho a dizer e ele tem a ver com a sua vontade em mudar hábitos que já não lhe fazem muito sentido. Pode parecer que tudo que você deseja nesse momento pareça absurdo, utopia, uma realidade que você não tem forças pra conseguir, mas isso é simplesmente uma ENORME BOBEIRA. Sabe por quê eu te garanto isso? Porque tudo que você faz rotineiramente é um hábito que você criou e se você já criou tantos hábitos, inúmeras vezes, qual o problema em acreditar DE VERDADE que você pode substituí-los por novos?
“Toda a nossa vida, na medida em que tem forma definida, não é nada além de uma massa de hábitos”, escreveu William James em 1892. A maioria das escolhas que fazemos a cada dia pode parecer fruto de decisões tomadas com bastante consideração, porém não é. Elas são hábitos. E embora cada hábito signifique relativamente pouco por si só, ao longo do tempo, as refeições que pedimos, o que dizemos a nossos filhos toda noite, se poupamos ou gastamos dinheiro, com que frequência fazemos exercícios, e o modo como organizamos nossos pensamentos e rotinas de trabalho têm impactos enormes na nossa saúde, produtividade, segurança financeira e felicidade. Um artigo publicado por um pesquisador da Duke University em 2006 descobriu que mais de 40% das ações que as pessoas realizavam todos os dias não eram decisões de fato, mas sim hábitos. [Extraído do livro "O poder do hábito - Charles Duhigg].
Entenda que hábitos não deixam de existir. O que seu cérebro tem "gravado", digamos assim, não é apagado. Porém, se você focar em um determinado objetivo e condicionar seu cérebro pra que ele lhe dê suporte para alcançá-lo você cria novos hábitos que ao serem realizados insistentemente numa determinada frequência definem que aquele deve ser o novo padrão a ser seguido. Veja, o antigo continuará existindo, mas não afetará suas decisões inconscientes já que seu foco foi colocado em outro modo de ser. 
Esse é um dos principais motivos que me faz bater tanto na tecla da reeducação alimentar e por eu ser tão contra essas dietas da moda. Quando você decide fazer uma dieta você não está criando um novo hábito, está apenas se obrigando a seguir um determinado padrão imposto seja pela sua vizinha, pelo seu médico ou por alguma página da internet. Mas você não tem foco naquilo, é algo que você começa já pensando em acabar, pois dietas tem prazo de validade, elas duram até seu objetivo ser alcançado ou você desistir de segui-la. É um milhão de vezes mais sensato, prazeroso e efetivo você mudar hábitos de maneira gradativa alcançando seu objetivo mais de vagar do que se obrigar a seguir algo que te estressa emocional e fisiologicamente e altera seu cérebro de modo negativo fazendo com que seu organismo vá contra o que você conscientemente decidiu. 

Pense nisso e encontre um objetivo real a atingir.

Beijos da nutri!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como organizar o cardápio semanal de maneira prática

Qual seu peso ideal?

Ciclo da alimentação consciente: Eu estou com fome?!