Como organizar o cardápio semanal de maneira prática


Um passo a passo simples pra te ajudar.


Uma das maiores reclamações que ouço no consultório é sobre organização de cardápio semanal. Pois bem, vamos num passo a passo simples e certeiro pra te ajudar de vez nessa tarefa TÃÃÃÃÃO importante pra quem quer se alimentar bem.

1. Tenha em mãos uma ficha de cardápio (ou no celular)

Antes de mais nada é preciso saber onde você irá colocar o seu planejamento. Você funciona melhor com calendários de celular ou com um papel na parede da cozinha? Se o seu caso for o segundo, clicando aqui você baixa um plano semanal que eu preparei pra você.

2. Defina quais refeições serão feitas em casa ou serão marmita

Agora, você vai definir quais são as refeições que dependem do seu preparo. Por exemplo, se você almoça em um restaurante e não quer levar marmita, não precisa se preocupar com essa refeição. Se algumas das refeições não forem de sua preocupação, risque no plano semanal, faça desenhos, enfim...mas o exclua.

3. O pânico das 1001 combinações

O principal erro de quem começa a planejar o seu cardápio semanal é querer inovar e variar demais. Além de caro, aumenta o risco de desperdício e gera muito trabalho! Escolha:
  • 3 fontes de Carboidrato para as refeições principais (almoço e jantar)
  • 3 fontes de Proteína para as refeições principais
  • 3 fontes de Carboidrato para o café da manhã
  • 3 complementos para o Café da manhã
  • 3 bebidas para o café da manhã  (ex.: suco, café preto e leite)
  • 5 frutas 
  • 5 verduras/legumes (principais) para a salada das refeições principais

4. Agora é a hora do vamos ver

Faça as combinações no seu plano semanal, levando em conta suas habilidades culinárias e o tempo de preparo de cada uma delas. Dessa forma você se organiza para tirar um período de um dia mais tranquilo para deixar tudo preparado e congelar, ou deixar de maneira fácil para preparo. Higienizando as verduras, por exemplo. Deixando pré-cozido o que der, enfim. No final desse post você encontra um exemplo de cardápio semanal.


5. Defina seus lanchinhos intermediários

Caso você faça lanches intermediários, deixe especificado algumas sugestões de lanchinhos que você pode levar.

Veja abaixo um exemplo de cardápio semanal

E aí? vai colocar em prática esse passo a passo?! Aproveita, tira uma foto quando estiver pronto e posta no insta pra eu poder ver! É só me marcar @nutri.paalamino 

Beijos da nutri!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual seu peso ideal?

Ciclo da alimentação consciente: Eu estou com fome?!