Qual seu peso ideal?


O IMC realmente é válido para saber seu peso ideal?

Olá!!! Tudo bem?!

Você com certeza já ouviu um milhão de vezes sobre o IMC - Índice de Massa Corporal e, inclusive, deve ter se deparado com calculadoras dele em sites de boa forma, saúde e vida fitness. Mas será que o IMC realmente é válido?

Bem, no meu ponto de vista como nutricionista a resposta é NÃO. E eu te explico o porquê, é bem simples de entender.
O IMC é uma fórmula muito simplória onde você divide o seu peso bruto pela sua altura ao quadrado.


Desse resultado identificamos qual a classificação do seu estado nutricional, sendo dividido da seguinte maneira:


E qual o problema desse índice, nutri? O maior problema é o fato de se usar apenas 2 índices que não exemplificam de fato o estado nutricional da pessoa. Ou seja, não é levado em consideração a composição corporal do indivíduo, quanto desse peso é gordura, quanto é massa muscular...isso muitas vezes classifica as pessoas de forma errada. Por exemplo, um atleta com baixíssima % de gordura e muita massa muscular é classificado como sobrepeso ou obesidade. Da mesma forma pessoas que apresentam alta % de gordura e pouca massa muscular podem ser visualmente magras e no IMC serem classificadas como eutróficas, mas estarem sujeitas a diversas doenças crônicas por conta da sua composição corporal inadequada. Logo, não acho válido encontrar o peso ideal de alguém através do cálculo do IMC utilizando a regrinha básica de IMC 21,5kg/m2 para homem e 22,5kg/m2 para mulher.
Quando preciso definir o peso ideal de alguém eu faço o seguinte: primeiro pergunto ao paciente se ele já esteve em um peso onde se sentia bem e satisfeito com seu corpo. Por mais que aquele peso as vezes seja um pouco mais alto do que o valor que eu calcularia eu o coloco como meta e foco na adequação da composição corporal.
Já nos casos em que o paciente não consegue se identificar com nenhum peso em que já esteve ou vejo a necessidade de trabalhar com alguma meta de peso bruto mais específico (além, claro, da composição corporal) eu prefiro utilizar  a tabela de Compleição Óssea, que leva em consideração a estrutura do paciente. É um pouco complicado você definir que toda mulher de 1,60m, por exemplo, deve ter 57,6kg. Uma mulher com uma estrutura óssea menor, comumente chamada de "mignon", pode ficar com aparência de alguém que está muito acima do peso, o que talvez cause consequências negativas tanto físicas quanto emocionais, atrapalhando na prática de uma atividade física ou uma tarefa corriqueira, enquanto outra com a estrutura óssea mais larga pode parecer magra.

E como descobrimos o peso de alguém pela compleição? Dividindo sua altura pela circunferência do seu punho.
Desse resultado conferimos em uma tabela qual seria o nosso peso ideal pela nossa estrutura óssea.



Agora que você já sabe identificar pela compleição qual o seu peso ideal, está feliz com o resultado? Esse peso realmente te faz sentir bem? Lembre-se esse é o peso bruto, mas é importantíssimo acompanhar a sua composição corporal. Procure um nutricionista para fazer sua avaliação e te orientar no que for necessário para adequar sua % de gordura, massa muscular e % de água corporal.


IMPORTANTE: o profissional Nutricionista é o único permitido por lei a prescrever plano alimentar. 

Beijos da nutri!!!!


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como organizar o cardápio semanal de maneira prática

Ciclo da alimentação consciente: Eu estou com fome?!