Adoçante: precisa mesmo?


Oi! Tudo bem?!


Você provavelmente conhece alguém (se não for o próprio) que para emagrecer trocou o açúcar de adição por adoçante no café, no suco e no refrigerante. Também sempre prefere as versões light e diet nos mercados, principalmente quando vai pedir aquele refrigerante à base de cola. Quem nunca viu a situação: pede um mooooooooooooooooooonte de coisa pro garçom, mas pra finalizar solta "ah, e um refrigerante zero, por favor". Oh God!!
Bem, quem passa comigo sabe que eu não costumo indicar o uso de adoçante e, sinceramente, você acha mesmo que faz diferença trocar o açúcar por adoçante e continuar com a mesma alimentação? Muitas pessoas acabam fazendo isso, acham que trocar o açúcar por adoçante já é um enorme passo, quando na verdade é mera enganação. 
Adoçantes foram feitos para pacientes DIABÉTICOS que PRECISAM controlar a ingestão de açúcar, principalmente os refinados que são rapidamente absorvidos pelo organismo. Pessoas não diabéticas que querem emagrecer teriam melhores resultados melhorando a alimentação, mesmo mantendo o açúcar. Outra questão é que boas opções de adoçantes são stévia, sucralose e xylitol (já falei dele aqui). Porém, eles costumam ser bem mais caros em relação aos demais feitos de sacarina, ciclamato, aspartame e acessulfame. Hoje sabemos, através de estudos que adoçantes como o aspartame aumentam o risco alzheimer, além do que esses adoçantes de preços mais acessíveis são feitos à base de sódio, portanto a pessoa tenta controlar o peso e a glicemia e acaba interferindo negativamente na pressão e no peso!
A orientação que sempre passo aos meus pacientes não diabéticos é que eles aprendam a usar o açúcar. Como isso? Aqui vão algumas dicas básicas:


  • Não retire de uma vez o açúcar ou você sentirá muita falta! Muita mesmo! Diminua aos poucos. Por exemplo, se você está acostumado a adoçar sucos comece a diminuir a quantidade de açúcar que coloca no preparo a cada 3 dias, até conseguir consumí-lo sem adoçar.
  • Troque o açúcar refinado pelo demerara ou mascavo. O açúcar de coco é uma boa opção também, mas ainda tem um preço um pouco salgado.
  • Quando a receita permitir e o seu paladar também, já que há uma leve alteração de sabor, use agave ou mel no lugar.
E lembre-se, apenas realizar mudanças em relação ao açúcar não fará milagres. Você precisa adequar toda a sua alimentação, mas isso não significa abdicar de alimentos mais calóricos e com ingredientes menos nutritivos. Significa que a sua rotina alimentar deve ser variada e fonte de nutrientes, mas que você precisa encontrar um local para esses outros alimentos e preparações. Por exemplo, deixe para comer fast food uma vez por semana, o refrigerante para vezes esporádicas também no final de semana e para aqueles dias de festas de aniversário. Não é EXCLUIR e sim EQUILIBRAR.


Atenção: o único profissional legalmente autorizado a montar plano alimentar é o Nutricionista. Procure o seu para adequar sua alimentação. 

Beijos da nutri!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como organizar o cardápio semanal de maneira prática

Qual seu peso ideal?

Ciclo da alimentação consciente: Eu estou com fome?!