[GUIA] Como sobreviver à pressão familiar no processo de reeducação alimentar e emagrecimento


Olá meu povo! Tudo bem?!

Resolvi fazer o post de hoje um pouco diferente, ele será um guia! O que mais percebo como nutricionista é a influência negativa que a família gera em grande parte dos processos de emagrecimento. Quando a decisão de se alimentar melhor e/ou de emagrecer parte de todos os integrantes do grupo familiar o caminho tende a ser bem mais fluido e os resultados surgem com mais facilidade. Entretanto, na maior parte dos casos uma única pessoa do grupo toma essa decisão e acaba encontrando uma resistência muitas vezes brutal do seu círculo. Essa resistência pode vir de várias formas: repreensão sobre essa decisão, comentários negativos ou promoção de situações com forte apelo alimentar como trazer lanches de fast food para o jantar, convidar amigos para um churrasco no primeiro fim de semana da reeducação alimentar, enfim...situações com as quais você ainda não está preparado para lidar. 
Esse tipo de pressão acaba gerando uma negatividade quase que incontrolável ao processo levando-o ao fracasso e gerando ainda mais frustração. E como você sairá dessa frustração? Comerá como se não houvesse amanhã para "afogar as mágoas" naquela básica premissa de que "já que eu não consigo, vou comer o que eu quiser". Mas, pensando em todo esse ciclo vicioso que muitas pessoas se encontram, aqui vão algumas dicas do que você precisa fazer ao tomar a decisão de mudar sua alimentação.

1. Exponha sua decisão de forma objetiva

Quando decidir mudar sua alimentação seja firme e diga isso à sua família, principalmente ao núcleo familiar com o qual convive diariamente. Mas não seja simplista, não diga apenas que irá emagrecer ou se alimentar melhor. Deixe claro o seu motivo: precisa se alimentar melhor por conta de uma doença que está tratando ou para evitar uma doença crônica com histórico na família; não está se sentindo confortável com sua aparência e sente a necessidade de mudar. Exponha o que decidiu e porquê. 

2. Não deixe que lhe digam o que fazer

Pode ocorrer de sua família, ao ver que você está decidido em mudar passe a se comportar como uma "polícia da alimentação saudável" fiscalizando tudo o que você come, a hora, o modo. Enfim, podem te colocar numa situação extrema de restrição gerando enorme irritação e frustração. Quando sentir que isso está acontecendo seja objetivo e responda que está em processo de reeducação onde precisa de apoio e não fiscais, mas faça isso logo no início. O mal deve ser cortado pela raiz. Se você se mantiver calado frente a esse tipo de situação elas tenderão a se tornar mais frequentes. Basicamente, coloque-os em seu lugar. Pode parecer rude, mas é necessário. O processo, embora simples, não é fácil, você já está enfrentando uma mudança interna que exige ações da sua parte que para você já são difíceis por si só, ninguém precisa colocar mais pressão em cima do que está acontecendo. 

3. Crie uma atividade familiar saudável

Dentro do seu processo de reeducação alimentar e emagrecimento você precisará trabalhar não apenas a parte alimentar em si, mas atividades saudáveis como um todo. Seja ela caminhar no parque ao fim do dia, fazer alongamentos, praticar yoga, frequentar uma academia, jogar bola ou andar de bicicleta. Inclua sua família em uma dessas atividades. Se irá caminhar, por exemplo, chame-os para irem junto. Aproveite e programe um pique-nique cheio de frutas, sucos, as castanhas que a família gosta, leve alguma torrada simples pra comer com uma geleia, seja criativo. Mostre que saúde e prazer não são inimigos. Se achar que o convite para fazer uma atividade não será bem aceito, jogue com a mente, convide-os para um passeio sem deixar claro seu intuito. 

4.Tenha um momento só pra você

Eu sei que pode parecer impossível essa dica, mas tente tirar pelo menos 15 minutinhos só pra você. Seja o momento em que for tomar banho ou pouco antes de dormir. Mas aproveite esses minutos para se cuidar, relaxar a mente, escutar uma música, tomar um banho tranquilo. Lembre-se que a pessoa mais importante na sua vida é você, ser um pouco egoísta não faz mal. O que faz mal é colocar todos os outros como prioridade e se esquecer do que é importante para você, o que te faz feliz.

5.Determine um dia para sair

Estipule um dia a cada 15 dias para ir ao seu restaurante favorito comer aquela massa que você tanto adora. Faça isso com o seu esposo ou a sua esposa. Se ninguém puder ficar com as crianças, ok. Leve-as junto. Se não der pra sair, faça sua receita favorita, mesmo que ela não se enquadre nos tais "padrões de comida fit", arrume a mesa bem bonita e aproveite. Faça as pazes com a comida e mostre à sua família que você ainda faz parte do círculo, que ainda sabe aproveitar esses momentos, mas com mais consciência e prazer do que antes. Não esqueça de saborear a comida, não vá engolir tudo de uma vez!

Lembre-se, qualquer mudança deve partir de você e toda ação, por menor que seja já é uma ponte enorme ao sucesso! Não desista!

Beijos da nutri!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como organizar o cardápio semanal de maneira prática

Qual seu peso ideal?

Ciclo da alimentação consciente: Eu estou com fome?!