Medicina Integrativa: você conhece?


Oi gente!! Tudo bem?!


Hoje resolvi falar um pouco sobre a medicina integrativa, da qual eu (obviamente) sou super mega fã! Pra quem não sabe, eu fiz tratamento para síndrome do pânico, ansiedade e início de depressão com uma Terapeuta holística que trabalha com os princípios da radiestesia e foi muito bom, muito mesmo. Obviamente, eu poderia ter escolhido outro tipo de abordagem, até mesmo um psicólogo de linha tradicional, mas no meu caso foi o que eu mais me identifiquei e me senti confortável. É importante que você busque ajuda por onde você se sente mais livre pra se expor e sinta confiança no que está sendo feito.
Mas vamos lá, vamos explicar um pouco sobre o que é essa tal medicina integrativa. Atualmente o nosso sistema de saúde, infelizmente, é baseado em reatividade. Ou seja, ele apenas trata a doença sem tratar a causa. Já a medicina integrativa tem por princípio tratar o indivíduo como um todo, levando em consideração que ele é formado por corpo, mente e espírito e estando uma dessas bases desestruturada a saúde poderá ser prejudicada, assim como o bem estar daquela pessoa.
As terapias complementares podem ser massagens, yoga, terapias holísticas, acupuntura, musicoterapia, aromaterapia, cromoterapia, fitoterapia e homeopatia, por exemplo.

O mais importante é entender que as duas formas de tratamento podem trabalhar juntas. Você pode fazer um tratamento para gastrite, por exemplo, tomando medicação na fase aguda (na crise, como costumamos falar) e também fazer algum tipo de terapia complementar para trabalhar o aspecto emocional, geralmente relacionado à patologias do trato gastrintestinal.

Um detalhe importante, também, é observar se a terapia que você escolheu experimentar é realizada por um profissional sério e capacitado. Não deixe de pedir indicações do seu médico ou de pessoas que já tenham realizado tratamento com o profissional escolhido. E se você for de Sorocaba e estiver interessado, lá no meu site na seção de parceiros tem indicação de duas ótimas Terapeutas. Fique à vontade pra perguntar sobre o tema também.

Beijos da nutri!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como organizar o cardápio semanal de maneira prática

Qual seu peso ideal?

Ciclo da alimentação consciente: Eu estou com fome?!