Já ouviu falar em farinha de feijão branco?

Foto retirada de patricinhaesperta.com.br


Oi, tudo bem?!

Você já ouviu falar de farinha de feijão branco? Para nós nutricionistas ela é fichinha...mas talvez você nunca tenha colocado "reparo" nela no setor de produtos naturais do mercado. 

A faseolamina, é uma proteína extraída do feijão branco (por isso a pergunta em relação especificamente a essa farinha), mas que também está presente nos outros tipos, que inibe a atuação da enzima alfa-amilase ligada ao metabolismo dos carboidratos. Essa enzima se encontra em diversas áreas do corpo, como na saliva, mas tem maior concentração no pâncreas e no duodeno. Em estudos com grupo controle e grupo fazendo uso da faseolamina observou-se que o segundo apresentava redução de medidas e peso corporal em relação ao primeiro, mesmo consumindo mais carboidrato. Além disso, a massa magra se manteve no grupo em uso de faseolamina. 
No mercado existe a farinha de feijão branco e também cápsulas de faseolamina, sendo ambas as formas utilizadas 30 minutos antes das refeições principais. Seu uso tem por finalidade ajudar no processo de emagrecimento, no controle da glicemia e do triglicérides, uma vez que reduz a absorção do carboidrato ingerido na refeição.

Importante: embora seja um produto natural, o uso em farinha ou cápsula deve ser orientado por um médico ou um nutricionista. O que faz bem ao seu vizinho talvez não seja o mais adequado à você e isso apenas um profissional capacitado pode saber.


Beijos da nutri!!

****Lembre-se: o único profissional apto por LEI a fazer prescrição dietética é o Nutricionista. Procure o seu.****

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como organizar o cardápio semanal de maneira prática

Qual seu peso ideal?

Ciclo da alimentação consciente: Eu estou com fome?!