5 maneiras de praticar a atenção plena no dia a dia



Oi, tudo bem?!

Hoje, como você sabe, vivemos num mundo a mil por hora. Tudo acontece ao mesmo tempo, os prazos são "pra ontem" e não temos tempo sequer de respirar direito, que dirá pensar em como fazer algo. A técnica de atenção plena vem na contra mão de tudo isso, ela visa prestar mais atenção em cada ação, fazer tudo de maneira mais consciente e eficaz. Como isso, nutri?!
Bem, com a prática da atenção plena conseguimos melhorar a atuação do cortex pré-frontal, uma região do cérebro relacionada a atenção e a razão. Na faculdade chamávamos de "zona do juízo". Quando conseguimos realizar atividades mais focados, atentos e racionais podemos fazer com que seja além de mais eficaz, mais rápido. Não perdemos tempo procurando uma solução com milhões de pensamentos desordenados. 
Para praticar você precisa tirar cerca de 10 a 15 minutinhos antes de dormir (aconselho começar pela noite) para ouvir áudios de "mindfulness" ou "meditação de atenção plena" que podem ser tanto focados apenas na respiração ou de escaneamento corporal, o qual eu uso com os pacientes/clientes para melhorar a relação com o corpo e a alimentação. Mas, além disso, você pode praticar a técnica na sua rotina diária em atividades simples. Veja essas sugestões:

  • Atenção plena no banho: não tome banho no automático, sem nem perceber o que está fazendo. Enquanto toma seu banho para o trabalho, preste atenção na temperatura da água, se ela é confortável ou não. Atente-se para a ordem que você segue ao se ensaboar, se a sensação é gostosa. Também preste atenção na força que você coloca, se pressiona demais o sabonete ou a bucha de banho, ou se o toque é muito leve. Quando for se enxugar, perceba o toque da toalha e quão rápido ou lento você é para terminar seu banho. Parece demorar, mas na verdade você estará realizando uma tarefa rotineira, porém sem se perder em pensamentos sem sentido ou preocupações. Estará simplesmente no momento atual.
  • Atenção plena no almoço: preste atenção no prato que você está usando, a cor, o tamanho e o formato. Também preste atenção na mesa em que irá comer, ela está arrumada? Te passa uma sensação de calma e prazer pelo modo como está arrumada? Perceba a ordem que escolhe os alimentos, você começa por qual item? Seu prato é colorido? A combinação de cores dos alimentos te passa uma sensação boa? de saúde? te dá vontade de comer? Como é a sua mastigação? Perceba quanto tempo você leva para comer e como se comporta durante esse ato. Não mexa no celular ou em qualquer outro equipamento eletrônico. Esteja presente no momento da sua alimentação. Deguste cada garfada.
  • Atenção plena dirigindo: muitas vezes nem sabemos como chegamos em algum lugar, temos a impressão de que entramos no carro e ao piscar os olhos já estávamos no destino. Preste atenção no caminho, pelos locais onde você passa. Se há muito movimento ou o fluxo é tranquilo. Quanto tempo você leva pra chegar até lá? Se alguém fizer uma "barberagem" não discuta, simplesmente respire fundo e continue seu caminho. 
  • Atenção plena enquanto se arruma: preste atenção por qual peça de roupa você costuma se vestir. Como você faz a escolha da sua roupa, que cores costuma usar. Você já percebeu se seu guarda-roupa é monocromático ou super colorido? Você se olha no espelho ou não? Quando olha, no que mais presta atenção? 
  • Atenção plena para dormir: como você arruma sua cama para dormir? qual lado prefere e porque? ao se deitar, preste atenção em como o seu corpo toca a cama, qual a sensação que você tem? sente algum desconforto ou consegue relaxar? você demora muito pra dormir, fica rolando ou já deita e dorme? Atenção: é muito importante não deixar nenhum equipamento eletrônico perto da cama, principalmente celulares com wi-fi ligado.
Essas são formas simples de se praticar a atenção plena no dia a dia. Basta você começar a prestar mais atenção no momento presente, no que está fazendo. É melhor ter foco em uma só tarefa e executá-la da melhor forma possível do que viver num emaranhado de pensamentos e confusões e não realizar nada de maneira satisfatória. 

Pense nisso!


Beijos da nutri!!! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como organizar o cardápio semanal de maneira prática

Qual seu peso ideal?

Ciclo da alimentação consciente: Eu estou com fome?!