Quando a alimentação não é o real problema

Oi gente, tudo bem?!


Muitas vezes no consultório, ao atender um cliente pela primeira vez e realizar a anamnese, percebo que, embora sua queixa seja por estar acima do peso ou se alimentar de forma inadequada, esse não é o real problema que afeta sua saúde física.
É comum perceber uma modificação significativa nos hábitos, rotina e forma de interagir com a comida e em situações onde ela está presente como centro das atenções, após algum trauma ou período conturbado na vida.
Isso acontece pelo fato de que inconscientemente utilizamos a comida como válvula de escape aos nossos problemas e às dificuldades que encontramos no nosso caminho e isso não ocorre aleatoriamente, mas sim pelo fato de que a comida sempre esteve presente nos momentos de alegria pelos quais passamos desde a infância: as festas de aniversário e datas festivas, quando recebíamos a visita de algum parente querido, quando viajávamos para algum lugar novo ou que gostávamos muito...ela sempre esteve lá, para dar prazer aos bons momentos. Quando nos sentimos perdidos, tendemos a encontrar uma válvula de escape, algo que momentaneamente nos dê prazer e nos faça acreditar que a vida está perfeita, sem problemas, sem conflitos. Nesse momento, a comida é então, uma ótima opção. 

Então, numa situação dessa fazer dieta funcionará? NÃO!

Se você tem algum tipo de compulsão, relação conturbada com a comida, não consegue emagrecer de forma alguma...então é melhor parar de olhar apenas para o que você está comendo e olhar para como e porquê você está comendo. No começo do blog eu falei sobre o "Ciclo da alimentação consciente" e talvez seja interessante você dar uma passada por lá depois. Mas o fato é, você precisa entender o seu gatilho, o que te leva a comer de forma inadequada e/ou exagerada. Muitas vezes, sinto que a pessoa deveria estar sentada na cadeira de um psicólogo ou terapeuta, não comigo falando sobre a alimentação. Se ela é aberta a esse tipo de sugestão e inicia um acompanhamento multiprofissional é perfeito, mas se ela permanece resistente à encarar seus problemas, já sei que aquele acompanhamento nutricional não terá sucesso efetivo, o que é frustrante para mim e para o cliente, mas sem remover a causa, os efeitos não podem ser mudados.

Pense nisso na próxima vez que resolver fazer uma dieta ou buscar ajuda para emagrecer. E não se esqueça, o único profissional legalmente autorizado à prescrever plano alimentar é o Nutricionista.

Beijos da nutri!!!

________________________________

Se identificou? Se você quer desenvolver uma relação mais saudável e consciente com a comida clique aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como organizar o cardápio semanal de maneira prática

Qual seu peso ideal?

Ciclo da alimentação consciente: Eu estou com fome?!