O que faz um nutricionista, afinal?


Oi gente! Tudo bem?!


- Maria, você sabe o que faz um nutricionista?
- Sei sim, Joana. Ele faz dieta pra gente emagrecer! 

PARA TUDO!!!!!!! Você daria essa resposta, né?! (carinha de tristeza infinita, pelo amor de DEUS!)

Muita gente, infelizmente, acha que nutricionista só faz dieta. Basicamente quando você quer se torturar marca uma consulta com um profissional horrível e cruel que carimba as coisas com um tal de CRN e te faz passar fome, deixar o rim em loja de produto natural, sofrer horrores e deixar triste porque é muito difícil emagrecer. 
Maaaaaas, não é isso não! Na resolução 380/2005 do CFN - Conselho Federal de Nutricionistas está escrito que as áreas de atuação desse profissional são:
  • Alimentação coletiva (UAN) - para ficar mais fácil de entender, são os restaurantes.
  • Nutrição clínica - consultórios, ambulatórios, home care, hospitais, casas de longa permanência, bancos de leite, centrais de terapias nutricionais, lactários e Spas.
  • Saúde coletiva - programas institucionais.
  • Docência.
  • Industria de alimentos - desenvolvimento e produção 
  • Nutrição em esportes.
  • Marketing na área de alimentação e nutrição.

Muita área, né?! Mas vamos puxar sardinha aqui para o meu lado, a nutrição clínica em consultório. 
Não é apenas quando se quer fazer "dieta" (detesto essa palavra, ein!) ou se está muito doente que se procura um nutricionista. Uma pessoa que deseja apenas fazer uma reeducação alimentar para ter melhor qualidade de vida e adequar sua alimentação para poder permanecer saudável sem deixar de lado os alimentos que gosta, também pode e deve procurar esse profissional, para que ele lhe auxilie a desenvolver hábitos alimentares mais saudáveis e equilibrados. Em relação à nutrição infantil (não atendo menores de 10 anos), também é muito importante procurar um profissional da área para auxiliar na introdução e educação alimentar. Nesses casos, o nutricionista atua como um guia, um orientador de como fazer as melhores escolhas sem desenvolver transtornos alimentares e neuroses em relação à alimentação.
Quanto à consulta, é fundamental que o paciente/cliente forneça todas as informações necessárias sobre hábitos, rotina, histórico pessoal e familiar de doenças, bem como dificuldades relacionadas ao dia a dia e à alimentação para que o nutricionista consiga elaborar as melhores ferramentas para auxiliá-lo. 
Portanto, quando alguém te perguntar se você sabe o que um nutricionista faz, responda que ele é o único profissional apto por LEI à montar planos alimentares e interferir na alimentação dos indivíduos a fim de promover uma alimentação saudável e equilibrada, além de atuar tanto na educação/reeducação alimentar, bem como por trás do desenvolvimento, produção e divulgação de alimentos. 

Obs.: Procures sempre um profissional Nutricionista devidamente habilitado para modificar sua alimentação com segurança.

Beijos da nutri!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como organizar o cardápio semanal de maneira prática

Qual seu peso ideal?

Ciclo da alimentação consciente: Eu estou com fome?!