Qual o seu biotipo?

Olá!!!! Tudo bem?!


Você com certeza já ouviu falar em biotipo, mas você sabe reconhecer o seu? É muito importante termos essa noção, pois isso pode evitar MUITAS frustrações, além de nos dar um norte melhor para as estratégias que serão definidas no processo de emagrecimento.
No consultório eu gosto muito de trabalhar com metas, mas não aquelas absurdas, tampouco várias de uma única vez, pois quando se tenta mudar demais o hábito de alguém o que acontece é que nenhum se modifica, já que se torna pesado para o paciente essa transformação.

Sendo assim, eu sempre peço que ele me diga quais ações está pronto para tomar, mas essas ações precisam ter um motivo muito forte para serem tomadas, algum objetivo REALMENTE importante. Por isso, eu costumo desencorajar que o foco principal seja a mudança corporal, algo que tenha impacto na qualidade de vida e na questão emocional permanente é mais eficaz, por exemplo: ter o objetivo principal de melhorar a alimentação para conseguir brincar mais com o filho pequeno. Isso é um motivo realmente importante e de grande impacto emocional permanente, já que quando você estiver velhinho poderá sempre lembrar com alegria dos momentos bons que passou ao lado do seu filho e de como pode ser participativo na vida dele. Já a questão corporal, ao meu ver, pode gerar um impacto não só pouco permanente, pois todos envelhecemos, isso é fato, fisiológico, faz parte da vida e não é saudável brigar com isso, mas também pode gerar futuramente um impacto negativo, pois muitas pessoas podem desenvolver um sentimento de frustração ao perceber que fez tantos sacrifícios em busca de um corpo que com o tempo se foi. 

E onde entra a questão do biotipo nisso, afinal?

Como falei, é importante conhecer seu biotipo para evitar frustrações. Mesmo tendo ficado claro que é importante a definição de ações visando um objetivo maior de grande impacto positivo e duradouro as mudanças físicas continuarão funcionando como uma espécie de parâmetro para o paciente ver que realmente está alcançando seu objetivo com as suas metas, já que o físico muda quando se realiza uma mudança de hábito alimentar, seja ela para manter o peso, ganhar ou emagrecer, principalmente se for associada à atividade física. Porém, se seu biotipo não está claramente identificado e definido na sua mente, você pode não perceber essas mudanças, por colocar o foco na parte errada. Por exemplo, digamos que você é do tipo maçã, você pode emagrecer, ficar com as coxas e braços mais firmes e com circunferências menores, mas a região abdominal por ser muito proeminente, por mais que diminua, ainda vai parecer muito grande aos seus olhos e te deixar com a sensação de que não está conseguindo evoluir. Essa sensação pode te deixar frustrado, porque inconscientemente você imagina que vai iniciar uma mudança alimentar e atividade física logo emagrecendo e ficando com um corpo ampulheta igual ao da atriz bonitona da novela. Isso não é real, não é real pensar que você vai mudar seu biotipo, você NÃO VAI. Logo, é importante não só identificar seu biotipo, mas também aceitá-lo e aprender a valorizar os pontos que você tem de mais bonito (todos temos pontos lindos!!)

Agora que você já sabe a importância de identificar seu biotipo faça o seguinte: coloque uma roupa bem justa, a mais justa que tiver (sem se matar, é só pra ficar colado no corpo), de preferência monocromática para não criar nenhuma ilusão de ótica e jogo de luz e sombra e encoste-se numa parede branca enquanto alguém tira uma foto sua com a câmera bem retinha na vertical. Agora basta você comparar essa foto com as imagens abaixo:


Foto retirada de www.blog.clinicadenutricao.com.br

E lembre-se, independente do resultado, você é linda! Valorize-se!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como organizar o cardápio semanal de maneira prática

Qual seu peso ideal?

Ciclo da alimentação consciente: Eu estou com fome?!