[EXERCÍCIO] Atenção plena, como praticar?


Olá! Tudo bem?!


Você já ouviu falar de mindfulness ou atenção plena? Se me segue no facebook, instagram ou frequenta meu blog desde o início já. Mas deixa eu te explicar melhor essa prática que eu gosto tanto!

O mindfulness é um dos vários tipos de meditações que existem. Embora muita gente relacione a meditação com religiosidade, isso é um equívoco. Isso acontece pois estamos acostumados a ouvir sobre meditação budista, o que eu particularmente gosto muito e acho muito interessante. Mas na realidade a prática da meditação mindfulness, conhecida no português como atenção plena, é uma técnica sem cunho religioso que todos deveríamos praticar por, como diz o nome, melhorar nossa atenção. Mas, em que sentido? Em todos! 
Essa técnica têm sido estudada há vários anos e os resultados demonstram que a prática diária após 4 semanas consegue aumentar de forma positiva a quantidade de massa cinzenta, componente do nosso sistema nervoso central. Além disso, há redução na atividade do sistema límbico, que tem sua atuação aumentada em situações de estresse desencadeando uma reação corporal com produção de hormônios pró-inflamatórios, dentre eles o cortisol, que irão atuar no sistema de luta e fuga. Esse sistema límbico pode ficar "ativado" cronicamente se a pessoa tem uma vida muito agitada, estressante e apresenta dificuldades em controlar o estresse. Ao mesmo tempo, a prática melhora a atuação do cortex pré-frontal, conhecido como "região do juízo", por estar relacionado à tomada de decisões e racionalidade. 

A técnica de atenção de plena se praticada com frequência, portanto, melhora o controle de estresse, o não julgamento, as tomadas de decisões, desempenho profissional, relacionamento interpessoal, além de pontos positivos para a saúde física, como melhora do sistema imunológico, diminuição de inflamação e, se associado à alimentação equilibrada e exercícios físicos, controle do peso ou até emagrecimento.

No consultório, quando vejo a necessidade de aplicar a técnica de mindfulness e o paciente concorda em realizá-la eu lanço mão de áudios de midnfulness - body scan. São áudios de mindfulness onde a meditação guiada utiliza tanto a atenção na respiração quanto parte a parte do corpo, a fim de melhorar a consciencia corporal. Contudo, é possível encontrar áudios que foquem apenas na respiração.
Aqui abaixo você pode conhecer um pouquinho da técnica de atenção plena através de um vídeo bem curtinho de apenas 5 minutos, sendo 3 de prática. Geralmente os áudios de mindfulness tem uma duração mínima de 10 minutos, podendo se estender por mais de meia hora. Você pode encontrar áudios no youtube procurando por "atenção plena" ou "prática de mindfulness", porém muitos com melhor qualidade de som são em inglês ou português de portugal.


Espero que você aproveite bastante a prática e se apaixone por ela, assim como eu me apaixonei.
Se você se interessar por saber mais da técnica e de aplicá-la para melhorar os resultados do seu processo de controle de peso, emagrecimento ou melhora na relação com a comida, agende uma consulta.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como organizar o cardápio semanal de maneira prática

Qual seu peso ideal?

Ciclo da alimentação consciente: Eu estou com fome?!