Tá com cãibra? Não é só comer banana, não!


Oi gente! Tudo bem?


Quem aí sofre ou já sofreu com cãibras? Provavelmente alguém te disse: "tem que comer banana, tem potássio!".
Pois é, realmente o potássio da banana ajuda na melhora de quadros de cãibra, mas ele não é único nutriente que merece atenção.

Para que nossos músculos se contraiam de maneira adequada precisamos de potássio, sódio, cálcio e magnésio.
Imagino que você se lembre um pouco sobre a bomba de sódio e potássio das aulas de biologia. Ela é responsável pela transmissão de impulsos nervosos que farão com que o músculo realize a contração e relaxamento. Isso ocorre através da liberação de íons de cálcio e magnésio que juntamente com a energia gasta na reação fazem com que os filamentos de actina e miosina no músculo se encaixem, provocando um "encurtamento" das fibras (contração). Com a deficiência desses minerais não é possível que o organismo realize essa atividade de maneira satisfatória. 
Portanto, numa alimentação equilibrada, principalmente para os praticantes de atividade física é importante que o consumo de magnésio, cálcio, sódio e potássio estejam dentro das recomendações diárias. Mas é óbvio que você não vai passar seu dia lendo informações nutricionais de tudo que come, ou pesquisar na internet a quantidade desses nutrientes que está ingerindo num alimento in natura. Nós vivemos para comer comida, não contar mg, mcg e kcal. Sendo assim, basta variar na alimentação e garantir a oferta de alimentos coloridos dos diversos grupos presentes na pirâmide alimentar. Aqui embaixo está uma lista de fontes desses nutrientes:



Agora bora variar essa alimentação pra correr da cãibra.

Beijos da nutri!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como organizar o cardápio semanal de maneira prática

Qual seu peso ideal?

Ciclo da alimentação consciente: Eu estou com fome?!