A síndrome do jaleco branco: por que é importante contar tudo para seu nutricionista

Oi gente!! Tudo bem?!

A nutri sumiu, mas já voltou!! xD

E eu tenho uma revelação a fazer...Segundo consultas esquisitas o jaleco é:

Jaleco: ja.le.co 
sm 1. Capa branca com ou sem enfeites utilizadas por pessoas que desejam saber informações muito pessoais, como o que você comeu no almoço ontem, o horário e a quantidade. 2. Amnésico. 3. Provocador de caras e bocas relacionadas a sentimentos de culpa e necessidade de ocultar detalhes importantes. 4. Encurtador de consulta nutricional.

Brincadeiras à parte, definitivamente eu não gosto de usar jaleco durante a consulta e de fato não o faço. 
Quando decidi começar a atender eu resolvi que não iria usá-lo, justamente por acreditar nessa tal "síndrome". Mas no fim do ano passado, eu estava com um jaleco lindo que eu usava no Home Care e decidi usá-lo no consultório também por motivos de era lindo demais! Para minha decepção, foi um desastre!
Sério...ele realmente causa amnésia nas pessoas e as deixa completamente monossilábicas. 
Percebi que os pacientes não me falavam tudo, era nítido que "esqueciam" o que comiam no café da manhã todo santo dia, mesmo tendo o mesmo hábito há séculos. Até mesmo os pacientes que já haviam passado comigo antes e haviam contado a vida inteira, numa boa, até mais do que eu havia perguntado simplesmente por se sentirem à vontade começaram a ficar mais calados e quando contavam algo que consideravam errado em termos de alimentação, já começavam a frase fazendo aquela cara de criança quando aprontou, sabe?!
Por esse motivo eu resolvi banir o uso do janelo totalmente, definitivamente da minha vida em consultório.

Mas esse post não é pra falar só o porque eu não uso jaleco, mas também sobre o problema que existe em não se contar tudo ao nutricionista, seja por medo do que ele vai pensar de você (pelo amor, não precisa!) ou por se sentir acuado por falar da sua vida à alguém com um uniforme da área da saúde.
Nós não temos como saber o que se passa na sua cabeça, quais as suas reais dificuldades e os seus gatilhos nos casos de compulsões alimentares. Para que o nutricionista consiga de fato te ajudar ele precisa entender sua rotina, o que você gosta ou não gosta, o que você é capaz ou não de fazer por conta dos seus horários e hábitos e quais as possíveis consequências das intervenções que ele irá te propor. Se você não se abre, nós iremos trabalhar com informações muito limitadas o que poderá resultar num plano alimentar impossível de você seguir ou pior, em um plano no qual você não se vê. O objetivo de um atendimento nutricional é o nutricionista conseguir trabalhar mudanças na sua alimentação e hábitos sem fazer com que você se obrigue a ser alguém que você não é, fazer mudanças que pra você não funcionam e não fazem sentido algum. 

Então, por favor (!!!!!!!!!!!!!!), na próxima vez que for se consultar com um nutricionista não tenha receio de expor. O que você falar ficará ali, entre aquelas paredes e o seu prontuário. Seja o mais sincero e claro possível, ok?! 

Beijos da nutri!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como organizar o cardápio semanal de maneira prática

Qual seu peso ideal?

Ciclo da alimentação consciente: Eu estou com fome?!