Colágeno hidrolisado: potencializando tratamentos cosméticos


Olá pessoal!!


Hoje vamos falar um pouquinho sobre um nutricosmético em especial, o colágeno hidrolisado, mas primeiramente vamos entender o que é um nutricosmético e porque o colágeno é importante no organismo humano.
Como sabemos, a maioria das pessoas estão preocupadas em manterem-se saudáveis e com aparência jovial, e através dessa demanda muitos estudos e tecnologias surgiram para a prevenção e tratamentos do envelhecimento cutâneo dando origem aos nutricosméticos. Assim, os alimentos e cosméticos começaram a trabalhar juntos.
Portanto, eles são suplementos capazes de atuarem de forma considerável contra o envelhecimento, melhorando assim, a aparência da pele e seus apêndices como cabelos e unhas. Como disse na minha primeira postagem, hoje os profissionais veem e tratam o ser humano como um todo, ou seja, a beleza exterior é o resultado de órgãos e tecidos saudáveis que precisam de um suprimento adequado de nutrientes essenciais.
É aí que entra o colágeno. Vocês sabiam que ele corresponde cerca de 30% da massa proteica total do organismo? Pois é, além disso sua função é proporcionar sustentação às células, mantendo-as unidas e é o componente primordial proteico de órgãos como a pele, cartilagens, tendões, ossos e ligamentos. Na pele, de todas as proteínas existentes, 75 a 80% é colágeno. Diminuição de espessura e firmeza da pele, perda da elasticidade e hidratação, aparecimento de rugas, demora da cicatrização, maior fragilidade dos cabelos e unhas, estes são alguns exemplos que a deficiência do colágeno causa no organismo. Fatores como estresse, tabagismo, alimentação desequilibrada (especialmente rica em carboidratos simples), radiação solar e o envelhecimento intrínseco (de dentro para fora) desequilibram a produção de colágeno, e até degradam o que existe.Estudos comprovam que o corpo humano sofre uma perda anual de mais ou menos 1% do colágeno a partir dos 30 anos e essa taxa dobra a partir dos 50 anos. E tem mais! no caso das mulheres, os primeiros 5 anos após a menopausa podem causar uma perda de até 30%.Estudos experimentais e clínicos comprovam que após 6 horas mais de 90% dos peptídeos de colágeno são absorvidos do trato gastrointestinal, sendo que na pele a concentração máxima se dá em 12 horas.

É para entrar em desespero!!

Mas se acalmem, pois aí que entra o colágeno hidrolisado (peptídios de colágeno), ele é um nutricosmético extraído industrialmente do colágeno nativo da pele e os ossos de animais, que tem diversos fragmentos de peptídeos que quando ingeridos são digeridos e absorvidos, fornecendo aminoácidos fundamentais para a produção de colágeno no corpo.
Vários estudos estão sendo realizados para verificar o potencial dessa substância e se atuam na melhora das condições da pele envelhecida. Pesquisadores tiveram como resultado a melhora do aspecto da pele com uma dosagem próxima a de 10g por dia de colágeno hidrolisado, assim como observaram hidratação da pele melhorada, aumento na proteção contra danos induzidos por radiação UV, reparação das fibras proteicas de colágeno e elastina, redução de rugas e melhora na elasticidade cutânea. Os estudos mostram, também, que os níveis dos aminoácidos hidroxiprolina, prolina e glicina (que participam na produção de colágeno no corpo humano) são muito superiores no colágeno hidrolisado em relação aos demais alimentos proteicos.

Então podemos concluir com certeza que o nutricosmético de colágeno hidrolisado potencializa os tratamentos estéticos, pois com uma pele sendo tratada de dentro para fora todos os tratamentos que você fizer de fora para dentro apresentarão resultados muito melhores. Um vai complementar o outro. Isso vale tanto para tratamentos faciais como os corporais.


Espero que vocês tenham conseguido entender um pouco sobre o assunto e ter esclarecido algumas dúvidas.

Até mais!
Vivian Veigas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como organizar o cardápio semanal de maneira prática

Qual seu peso ideal?

Ciclo da alimentação consciente: Eu estou com fome?!