Sobre padrão de beleza e se amar



Olá meu povo!
Vamos falar sobre padrão de beleza hoje?!
Todo mundo está cansado de ouvir falar e ser bombardeado com informações sobre a onda fitness, mas você já parou para pensar no que ela realmente significa?
Bem, o padrão de beleza atual basicamente diz às mulheres que elas devem ser torneadas, musculosas e popularmente conhecidas como "gostosas" ou devem ser magras, com costelas aparentes, determinada distância entre as coxas e tantas outras características que surgem dia após dia na internet. Em relação aos homens, devem ser musculosos, com veias saltadas e a famosa "barriga tanquinho" para provarem sua masculinidade.
Pois bem, aí eu me pergunto em que momento a saúde é de fato relacionada com esse suposto estilo de vida. Não estou dizendo que quem gosta de malhar e se sente bem assim está errado, mas será que todo mundo que adere a essa onda realmente gostaria de estar nela? Vou contar minha própria experiência sobre isso.
Sempre fui magra, desde criança. Também sempre fui pequena, a famosa "mignon", baixinha, mas de pernas longas e que veste 36. Nesse momento, muita gente deve estar "nossa, que inveja", "que metida", enfim. Mas se engana quem acha que isso sempre foi mil maravilhas para mim. Ser adolescente e magra assim te gera muitas inseguranças, as roupas não servem, as blusas sempre sobram na região dos seios (sempre foram e continuam pequenos) e as meninas mais "encorpadas" parecem chamar mais atenção. E desde aquela época eu sempre ouvia comentários do tipo "você PRECISA engordar", "você é muito magrela", "você parece um saco de osso, tá precisando ganhar carne", "homem não gosta de mulher magrela igual você", "você precisa comer mais porcaria", "tá comendo muita salada, tá errado". Basicamente o conselho era: se entupa de coisas calóricas e baixo valor nutricional, porque pelo menos você fica bonita.  OI?!?!?!?!?!
E acreditem, mesmo formada como nutricionista eu AINDA escuto isso com muita frequência. 
Bem, o fato é que quando eu tinha 19 anos eu resolvi que iria fazer musculação. Ganhei 10kg em 3 meses só com academia e alimentação, diminui gordura corporal que inclusive estava muito acima do recomendado e ganhei massa magra. Gostei do resultado, confesso que sim, pois comecei a receber muitos elogios das pessoas que sempre me bombardearam com as frases acima. Mas, para isso ser possível eu precisava comer muito e ficava de segunda a sexta-feita malhando por 2h30. Isso porque musculação não é a atividade que eu mais gosto, longe disso. Mas eu acreditava que precisava fazer aquilo, que precisava ser daquele jeito, que atividade física tinha que começar de forma obrigatória, pois eu precisava ser bonita. 
Até que eu parei a academia, emagreci, fiquei frustrada um tempo e então a vida foi me levando para outros caminhos. Hoje sinto falta daquilo? Não. Me incomodo com os comentários? Muito menos. Mas eu aprendi a lidar com eles e entendi (tive ajuda do fato de ter cursado nutrição) que cada um tem um biotipo que deve ser respeitado. Sempre fui magra, minha mãe sempre foi magra, meus avós maternos sempre foram magros, a genética influencia muito e isso deve ser levado em consideração. 
Se você tem um objetivo em relação ao seu corpo, respeite primeiro sua saúde, entenda quais os fatores que te levam a ter essa característica, se de fato ele pode ser mudado da maneira como você quer, se desapegue de objetivos irreais, goste de você do jeito que você é, mesmo que esteja buscando alguma mudança. Não adianta você levantar todos os dias, fazer uma atividade ou se alimentar de um modo que você não queira, apenas para se enquadrar nos padrões de beleza impostos pela sociedade ou se tornar quem os outros acham que você deve ser. Mude por você ou não mude. Sua saúde e seu corpo devem ser da maneira que você se sente melhor e feliz, as consequências serão de sua responsabilidade. Se for para fazer uma atividade física, procure uma que te dê prazer, da qual você saia se sentindo cansado, mas bem por ter feito. Se reeduque quanto à alimentação, procure ajuda de um profissional. Tenha um corpo que te faça bem, mas sempre coloque sua saúde física e seu equilíbrio psicológico em primeiro lugar.

Beijos da nutri!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como organizar o cardápio semanal de maneira prática

Qual seu peso ideal?

Ciclo da alimentação consciente: Eu estou com fome?!