Já olhou o seu cocô hoje?!



Olá meu povo! Tudo bem?
Hoje a nutri vai falar de algo que o pessoal não gosta muito...fezes! 

Você sabe que a alimentação tem grande impacto no intestino, certo? Isso porque é lá onde ocorre a maior parte da absorção dos nutrientes, no intestino delgado. Tudo que não será absorvido e utilizado pelo nosso organismo percorre o longo trajeto com cerca de 7 metros (isso mesmo, você tem 7 metros de intestino dentro de você, pasme!) formando o quimo, que se transforma em bolo fecal e sai em forma de fezes. 
Mas para que tudo ocorra de forma tranquila é necessário que você tenha uma boa alimentação, garantindo que sua flora intestinal se mantenha saudável e o número de bactérias patogênicas (que causam doenças) se mantenha controlado. Além de  promover a oferta de prebióticos, substratos para as bactérias boas, fibras e água em quantidade adequadas. Quando há algum desequilíbrio na flora intestinal e no funcionamento do intestino o sinal aparece na hora de evacuar e é importante que você não se prenda apenas ao fato de que foi fácil/foi difícil, você precisa olhar! Isso é muito importante! Um professor da faculdade já dizia "sangrar não dói, o que dói é o machucado". Muitas vezes você percebe que algo está errado porque vê sangue nas fezes, mesmo não apresentando dor no ato em si. Agora, você irá olhar e...? Como vai saber se está adequado ou não? A nutri te dá uma tabelinha!



Essa escala mostra o tipo de fezes possíveis de forma clara e coloca uma escala.

  • Tipo 1 e 2 - alimentação inadequada, deficiência de fibras alimentares e consumo de água insuficiente. Pode causar inflamações e fissuras por conta do esforço na hora da evacuação.
  • Tipo 3 e 4 - mais adequados, sendo a 4 o tipo ideal. 
  • Tipo 5, 6 e 7 - alimentação inadequada, possível contaminação por bactérias patogênicas e vírus. O tipo 7 exige visita ao médico com urgência, há risco de desidratação severa. 
Em todos os tipos tidos como inadequados pode haver problemas de absorção de nutrientes pelo fato da parede intestinal sofrer lesões e, com isso, perder parcial ou totalmente suas microvilosidades (o intestino é como um tecido plissado, cheio de vilosidades).
Na próxima vez que for ao banheiro, verifique suas fezes. Caso perceba alterações procure um gastroenterologista e faça uma consulta com um nutricionista para adequar sua alimentação. O intestino é a porta de entrada para os nutrientes no seu organismo, cuide bem da sua fachada.

Beijos da nutri!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como organizar o cardápio semanal de maneira prática

Qual seu peso ideal?

Ciclo da alimentação consciente: Eu estou com fome?!