Problemas na tireoide: hipertiroidismo e hipotiroidismo



Olá meu povo! Tudo bem?!

Hoje em dia é muito comum encontrarmos pessoas com problemas na tireoide, você mesmo provavelmente deve conhecer pelo menos uma pessoa que apresente essa condição, ou mesmo é você o portador desse problema. Mas você sabe o que significa ter hiper ou hipotiroidismo?

A tireoide é uma glândula situada na parte anterior do pescoço e que produz os hormônios T3 e T4. Eles têm como principal função regular o nosso metabolismo. Não existem apenas essas duas condições (hiper e hipotiroidismo) relacionadas a alterações na glândula, mas vamos nos ater à elas hoje.

O hipertiroidismo ocorre quando há um excesso de hormônio tiroidiano sendo produzido, podendo estar toda a glândula excessivamente ativa ou apenas um ou mais nódulos muito ativos. A principal causa da doença é a presença de anticorpos circulantes no sangue que estimulam o crescimento da tireoide. É mais comum em mulheres, afetando cerca de dez vezes mais que os homens. 
O hipotiroidismo, entretanto, ocorre quando há deficiência na produção de hormônios tiroidianos, tendo como causas doenças tiroidianas congênitas, tratamento de hipertiroidismo, pré-disposição genética e carência severa de iodo na dieta. 
Alguns dos sintomas são compartilhados, mas veja abaixo quais estão presentes em cada uma.


E o quais os cuidados que você deve ter com a alimentação?
Em ambas as formas o principal é ter uma alimentação saudável e equilibrada. No hipotiroidismo o consumo excessivo de alguns vegetais que contém cianetos (mandioca) ou substâncias que interferem na absorção do iodo também pode ser nocivo. A ingestão de brócolis, repolho, couve-flor, mostarda, amendoim, rabanete e couve de bruxelas deve ser comedida. Somente o consumo excessivo e constante, ou seja, diariamente e em grande quantidade, tem efeito bocígeno. É importante controlar o peso nos indivíduos obesos, pois é fator de risco para câncer na glândula. 
O consumo de alimentos integrais garantem fibras necessárias para melhorar o funcionamento intestinal, controlar a alteração no valor de colesterol que pode ocorrer em indivíduos com hipotiroidismo e fornecer diversos nutrientes que são perdidos nas versões de grãos refinados. O consumo de castanha do Pará é interessante, pois o selênio presente nele é um importante antioxidante que ajuda na conversão de T4 em T3 na forma ativa. Em relação à soja, é interessante evitar seu uso na alimentação regular, pois as isoflavonas podem interferir na absorção de iodo. 

Ambos os pacientes, com hiper e hipo, devem fazer acompanhamento médico para avaliar necessidade de uso de medicação ou outros tratamentos. Também é necessário acompanhamento nutricional (com nutricionista, ein!!!) para realizar uma reeducação alimentar e garantir o aporte adequado de nutrientes para minimizar os efeitos da alteração no organismo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como organizar o cardápio semanal de maneira prática

Qual seu peso ideal?

Ciclo da alimentação consciente: Eu estou com fome?!