Vamos falar sobre autoestima?


Como seria se você fosse 100% segura de si?


Tem muita mulher que nem acredita que isso é possível! Infelizmente, vivemos num mundo onde os corpos são padronizados, mas é um padrão esquisito. Funciona mais ou menos assim: olha como você é. Isso é o que você não devia ser.

Basicamente, somos bombardeadas diariamente por uma mídia que diz que nosso corpo está errado, mas não importa como seja ele. Está errado. 

Se você é gorda, devia ser magra. Se é magra, devia engordar. Se é sarada, é feio. Se não tem corpo escultural, tá feio também. Cabelo tem que ser liso e loiro. Mas, se esse é seu caso, então tá errado, devia fazer transição capilar. 

Entenda, a indústria não quer resolver o seu problema de autoestima. Se todas as mulheres no mundo resolvessem se amar e comprar apenas o que é mais indicado pra ela, de fato, quem gastaria rios de dinheiro tentando emagrecer? Tentando imitar a global que faz sucesso na novela das 21h?

O problema é que temos atualmente uma legião de mulheres insatisfeitas. Consigo me lembrar com perfeição de uma consulta onde uma cliente disse que se achava gostosa. E sabe porque me lembro disso? Porque foi a única vez. A-ÚNICA-VEZ!

Eu sou nutricionista há mais de 3 anos e em 3 longos anos, apenas UMA mulher falou isso no meu consultório. Todas as outras tinham algum problema com autoestima, dos níveis mais leves aos mais severos.

Aí eu te pergunto. Se você não consegue aceitar e amar o corpo que você tem, como pode querer cuidar dele, se esforçar diariamente para mudar sua saúde e o seu aspecto físico? Isso não faz sentido!

Mas aí tem gente que fala assim: "ah, mas a minha autoestima nem é ruim!". 

Ok, vamos testar? Veja se você consegue fazer pelo menos metade dos itens dessa lista:

  • Se elogia frequentemente, inclusive na frente dos outros.
  • Gosta de enaltecer as partes que mais gosta no seu corpo ao invés de apontar apenas para o que quer mudar.
  • Não sofre para escolher uma roupa achando que nada fica bem em você porque está fora do peso ideal.
  • Não sente medo do que os outros irão pensar à seu respeito ao escolher uma roupa.
  • É fiel à sua opinião, tem segurança ao se expressar.
  • Comprar roupa não é um martírio emocional pra você.
  • Sua vida não tem como foco principal emagrecer ou definir o corpo para se encaixar nos padrões.

Se você faz tudo isso, PARABÉNS!!! De verdade! Mas se não faz, se tem medo de ser julgada, então sua autoestima não está tããão segura assim.


Mas que tal tomar algumas atitudes mais condizentes com uma pessoa de autoestima elevada? Pra começar, algumas dicas são:

  • Espalhe recadinhos de amor à você mesma pela sua casa
  • Se olhe no espelho por algum tempo e apenas fale das partes que você gosta pra si mesma
  • Separe as roupas que lhe caem melhor das que não estão tão bacanas e acabam te deixando mal. Essa segunda leva doe, ou leve a uma boa costureira pra que ela transforme essa peça em algo que lhe deixe ainda mais bonita!
  • Se você sabe que determinada loja tem um manequim que não condiz com seu biotipo, não insista em entrar lá. Procure outra que tenha uma modelagem mais adequada à você.
Você vai ver como pequenas atitudes, feitas com frequência vão ajudar e muito sua autoestima!

E se você quiser um empurrão maior sobre a sua autoestima, participe do desafio de 21 dias sobre autoestima que eu vou começar no dia 05/06! Basta enviar uma mensagem para o meu whats clicando aqui com a frase "QUERO PARTICIPAR".

Beijos da nutri!!!

___________________________

Patrícia Alamino Silva
Nutricionista & Coach
CRN3 43.625

Agendamentos: 15 99106.8228


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como organizar o cardápio semanal de maneira prática

Qual seu peso ideal?

Ciclo da alimentação consciente: Eu estou com fome?!