É proibido fazer regime

Se você está fazendo regime nesse momento, pare e leia esse post.


Há anos vemos mulheres que vivem em regime ou dieta. Você mesmo deve conhecer várias que frequentemente dizem:

"Não posso comer isso, estou de regime"
"Prefiro não sair do que passar vontade porque estou de regime" 

Talvez você mesma seja essa pessoa e costume usar essas frases. Mas eu não sei você, eu acho horrível usar essa palavra, até mesmo a palavra dieta me deixa nervosa.

Quando pensamos em regime imediatamente vem uma ideia ruim, rigorosa, de sofrimento e escassez. Você já viu alguém falar que estava de regime com um sorriso sincero no rosto? Eu só vejo com aquele sorriso amarelo e o olhar meio fechado, do tipo "que droga, é horrível isso".


DIETA ENGORDA

E se eu te disser que além de ser sofrido, dieta engorda? Segundo alguns estudos, a restrição calórica promove uma adaptação do nosso corpo e ficamos com um metabolismo mais lento, logo, melhoramos a capacidade de armazenar gordura e perder peso. Certo?

Já pensou ficar sofrendo, fazendo restrições, tendo que mudar sua vida social por conta disso e ainda não ter resultados a longo prazo?

Também já foi observado através de estudo científico, que o efeito sanfona é pior do que simplesmente estar acima do peso. Mulheres que passaram por efeito sanfona, podem apresentar HDL-c (o bom colesterol) menor do que mulheres que estão acima do peso mas não passaram pela perda e reganho. 


A MENTE IMPORTA

Ainda pensando na questão da palavra, eu acredito que é muuuuuito importante estarmos atentos ao que pensamos ou falamos. Todo pensamento e palavra dita gera uma frequência, correto? Já está mais do que comprovado que essa frequência emitida interfere na nossa realidade [se você nunca viu a experiência da água, clica aqui]. Agora imagina ficar emitindo uma frequência negativa o dia todo pela conotação de sofrimento em pensar ou falar que está em regime. É como se você passasse o dia todo afirmando pra si mesmo que está sofrendo, que está sendo restringido, podado. Qual o benefício disso?

Vejo DEMAIS no consultório pessoas que fizeram inúmeras dietas ou regimes, como elas ainda falam, e hoje apresentam compulsão alimentar, bulimia, anorexia e têm uma relação péssima com comida, a ponto de sentirem medo de comer um simples pão acreditando que aquilo será a prova do seu fracasso. 

Me desculpe, mas não acredito que isso possa ser saudável. Comer é uma necessidade básica de sobrevivência e é algo que você fará pro muitas horas da sua vida. Não é possível que algo que temos que fazer até nosso último dia de vida se torne em um peso, um medo, um fardo. 

Comer é nutrir o corpo, nutrir nossos sentimentos, é demonstrar amor, é receber amor e cuidado. Vamos tirar esse peso tão negativo de algo que é TÃO GOSTOSO?!


PENSE NISSO NA SUA PRÓXIMA REFEIÇÃO!

________

Por Nutricionista & Coach Patrícia Alamino
CRN3 43.625
Fale comigo: 15 99106.8228
Acesse o site clicando aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como organizar o cardápio semanal de maneira prática

Qual seu peso ideal?

Ciclo da alimentação consciente: Eu estou com fome?!