Você tem síndrome de Pac-Man?


Mulheres adoram comer o tempo todo, não é mesmo?


  1. Você adora comer
  2. Pensa em comida o tempo todo
  3. Mastiga o tempo todo senão não está feliz
  4. Sua vida gira em torno de comer

Se você respondeu SIM para mais de 3 dessas afirmações talvez você sofra da Síndrome de Pac-Man.

Brincadeiras à parte, esses dias fiquei sabendo algumas curiosidades sobre esse jogo e, segundo a história que li, o criador Toru Iwatani, queria um jogo com apelo feminino para levar mulheres aos fliperamas e resolveu se inspirar em sua esposa. Ele resolveu fazer um personagem que passava o tempo todo comendo ao observar o prazer com que sua esposa comia uma sobremesa e baseado na sua ideia de que "garotas gostam de comer".

Confesso que isso me deixou bem incomodada. Pois não é apenas se basear numa ideia de que mulheres passam o dia todo comendo, se puderem, mas também transmite à ideia a elas de que isso é verdade. 

O grande problema de receber uma afirmação de que um comportamento seu é assim e ponto é que isso pode te dar a falsa ideia de que não tem controle sobre ele. Quantas vezes já não ouvi "é mais forte do que eu", "eu sou assim mesmo, como muito, não consigo me controlar" ou "eu sei que eu não consigo parar de comer sem ser obrigada, porque eu sou assim".

Não, você não nasceu pra passar o dia todo comendo. Acredite. E seu comportamento esta sim sob seu controle.


É possível mudar um comportamento tão enraizado?

Sim! É necessário apenas que você esteja comprometido com a sua mudança.

O primeiro passo para isso é entender que existem gatilhos que fazem com quem você tenha esse comportamento de comer o dia todo e sentir essa necessidade de estar mastigando. Você precisa identificar os motivos pelos quais você come e o que ativa as suas necessidades impulsivas. Tem um roteirinho bem básico para isso, reflita sobre as perguntas abaixo com calma.

  1. Quando você começou a sentir necessidade de comer além do que acredita ser o ideal?
  2. Quais gatilhos (situações) que desencadeiam um momento de compulsão?
  3. Quais comidas específicas você procura quando isso acontece?
  4. Como era sua relação com a comida quando era criança?
  5. E na adolescência?
  6. Quando você come além do que acredita ser o necessário, quais sentimentos você tem depois?
  7. Qual o último pensamento que você tem antes de usar a comida como escape?
  8. Que pensamento ou atividade você poderia ter logo em seguida à esse pensamento e que te tirasse da rota de buscar comida?

Comer o tempo todo, sentir necessidade de mastigar algo não é vontade de comer, não é fome. É vontade de mastigar, engolir e esconder sentimentos. Esconder seu descontentamento com alguém ou alguma situação. Esconder as suas limitações para lidar de maneira madura e saudável com a situação que está à sua frente.

É muito importante entender isso para parar de demonizar a comida. A comida não é o problema é apenas a solução que você encontrou para um problema que não soube resolver.


VAMOS ACABAR COM A SUA SÍNDROME DE PAC-MAN?


___________
Por Nutricionista & Coach Patrícia Alamino
CRN3 43.625
Fale comigo: 15 991006.8228
Acesse o site clicando aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como organizar o cardápio semanal de maneira prática

Qual seu peso ideal?

Ciclo da alimentação consciente: Eu estou com fome?!