O aumento do número de obesos e a era Fitness



Você com certeza conhece alguém que está acima do peso e luta contra a balança. Talvez você mesmo seja essa pessoa. Mas, já parou pra pensar em como pode o número de obesos no Brasil estar aumentando ao mesmo tempo em que a onda fitness ganha mais e mais adeptos?
Segundo dados divulgados pelo IBGE em agosto de 2015, quase 60% dos brasileiros são obesos. Em relação às mulheres, 58,2% está acima do peso, enquanto para homens esse índice é de 55,6%.

Se pararmos para pensar, o índice de obesos e pessoas acima do peso no país deveria decair ao passar dos anos, uma vez que hoje em dia as pessoas, supostamente, se preocupam mais com a saúde e a alimentação. Porém, esse supostamente foi muito intencional, já que a verdade não é a busca por saúde, mas por beleza. 

E existe um ENORME problema aí.

O problema da busca dessa beleza é que comer virou crime. Ninguém mais sabe o que comer porque a cada momento as pessoas recebem uma nova informação sobre algum vilão alimentar. Ninguém mais pode simplesmente comer e ter prazer nisso. Já está se tornando um senso comum associar comida a sofrimento, até nutricionistas disseminam essa ideia quando compartilham memes com a frase "dica da nutricionista: colocou na boca e é gostoso, gospe que engorda". Isso é ABSURDO!
É deixar as pessoas confusas, insatisfeitas, num estresse constante por "não poderem" comer o que querem. É definir certo e errado na alimentação e colocar 90% dos alimentos no patamar de PROIBIDOS e 10% no patamar de SUPERALIMENTOS EMAGRECEDORES. É só isso que se busca hoje.
Você costuma ouvir alguém dizer que está de dieta pra melhorar a saúde? Raramente, e quando ouve é porque a pessoa levou algum susto por uma doença e teve que mudar a alimentação às pressas. Mas 99% das vezes que alguém diz que está de dieta ela emenda falando que precisa emagrecer pra ficar com curvas, porque está feia ou precisa entrar em alguma roupa específica. A saúde fica por último. 
E isso, inclusive, é um dos motivos pelo número de pessoas acima do peso estar alto, mesmo com a onda fitness. Vou fazer uma lista pra ficar mais fácil de você visualizar:


  1. Elas visam um corpo específico - esse corpo é tido como o ideal porque é implementado na cabeça das pessoas dessa forma através da mídia (todas elas). O que as pessoas esquecem é que sempre há edição de photoshop nessas fotos, ou seja, elas buscam um corpo que não é real. 
  2. Colocar o físico como objetivo é um o que chamamos de "meta fútil". Para que uma pessoa realmente se engaje em MUDAR HÁBITOS (não fazer dieta) ela precisa de um motivo real, muito forte e atemporal. Ou seja, um motivo que sempre será REALMENTE benéfico e prazeroso para ela, como por exemplo, se alimentar melhor para ter mais saúde e poder brincar com os filhos e vê-los crescer. Quando ela for mais velha, isso ainda será muito importante pra ela, pois proporcionou uma vida repleta de momentos felizes e prazerosos ao lado de quem ela ama e para que isso continue acontecendo, ela precisa se manter saudável.
  3. Fazer dieta é mentalmente estressante. Nosso cérebro é adaptado para nos manter vivos. Fazer dieta significa um estresse repentino e alto, ainda mais pelo fato de definir alimentos proibidos, o que faz com o nosso cérebro ative mecanismos para armazenamento de gordura. Além disso, o sistema límbico no estresse fica ativado mantendo uma liberação constante de cortisol que nessa situação é lipogênico (formador de gordura).
  4. Tendemos a ter um desejo maior por aquilo que nos é colocado como proibido. Quando algo é proibido, focamos muito nossa atenção em EVITÁ-LO. Porém, a partir do momento que você foca nisso, você pensa MUITO nisso. 
  5. Dietas restritivas não levam em consideração o mecanismo de FOMExSACIEDADE. Logo, você não respeita a fisiologia do seu organismo. Isso além de ser estressante, por não garantir a saciedade no momento de uma refeição você pode acabar entrando na próxima com muita fome o que te impede de ter autocontrole na quantidade de alimento que irá ingerir, bem como na velocidade em que realizará a refeição. Também sentirá mais vontade de consumir algo calórico. Lembra do que eu falei ali em cima, seu organismo sempre tenta te proteger, se você passa fome, ele busca por alimentos mais calóricos para garantir energia.
  6. Quando se faz uma reeducação alimentar com mudanças de hábito se busca, junto ao acompanhamento nutricional, entender os gatilhos que te levam a ter a alimentação atual, para conseguir mudar o que está desequilibrado. Já nas dietas, além disso não ser levado em consideração, soma-se aos desequilíbrios emocionais já existentes o estresse de uma dieta e suas restrições, que por sua vez podem piorar as suas relações afetivas. Já ouviu falar em um provérbio que diz "barriga vazia não ouve ninguém"? Eu vi esse provérbio há algum tempo atrás no livro da Nutricionista PhD Sophie Deram, "O peso das dietas" e amei! Perceba que quando estamos com fome ficamos mais irritados e costumamos ter reações mais intempestivas com outras pessoas. 


Veja bem, frente a esses pontos que te coloquei, você acha mesmo que fazer dieta é algo saudável e possível de se levar por toda uma vida? Você acha que tanto estresse e restrição vale a pena em busca de um corpo?
Sinceramente, foque na sua saúde, em mudar hábitos. Aprenda que você pode sim comer aquela nutella que você adora. Você pode sim, tomar uma cerveja e comer uma pizza num fim de semana com amigos. Basta ter equilíbrio. Se você tiver uma alimentação variada, nutritiva e que respeite a sua sensação de fome e saciedade não é um junk food uma vez ou outra que irá arruinar sua vida. Aliás, quando você não tem essa dicotomia de alimentos bons e ruins, quando nada é proibido, não existe aquela vontade arrebatadora pelo fato de que você sabe que quando sentir vontade de verdade poderá comer com o maior prazer e sem culpa.

Pense nisso antes de começar a próxima dieta.

Beijos da nutri! 😘💕

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como organizar o cardápio semanal de maneira prática

Qual seu peso ideal?

Ciclo da alimentação consciente: Eu estou com fome?!