Meta para 2017: autoconhecimento



Você fez metas e promessas na virada do ano? Pulou 7 ondinhas, comeu 7 uvas, lentilha, romã...?
Talvez você tenha uma lista de coisas para fazer em 2017, mas será que nela está se conhecer melhor?

O autoconhecimento é uma ferramenta poderosíssima para te ajudar a alcançar seus objetivos, independente do que eles se tratem. Mas parece que todo mundo hoje em dia consegue apontar muito bem o que o outro precisa mudar, mas não faz a menor ideia do que é que está acontecendo dentro do seu próprio ser. Isso em relação à parte física e mental. 

Para ajudar nisso os coaches utilizam muito uma ferramenta chamada Roda da Vida que eu acho bem bacana. Já utilizei comigo e foi muito bom! No consultório eu tenho essa e outras variações da Roda que eu acabo aplicando nos pacientes/clientes quando acho necessário. Basicamente, é uma roda que divide sua vida em setores e você deve dar uma nota de satisfação para cada área indo de 0 a 10 (ou 0 a 100% de satisfação). O que eu mais gosto nessa Roda é que podemos encontrar qual o gatilho que está "desajustando" sua vida. Muitas vezes dizemos que o nosso problema é Y, mas na verdade existe um problema X que nos faz descontar nossas frustrações/raiva/ansiedade em outro campo da nossa vida. Por exemplo, vejo muitas pessoas que reclamam que não conseguem emagrecer porque tem compulsão e são viciadas em comida, mas na verdade apresentam algum problema familiar ou até mesmo profissional e usam a comida como fuga e consolo. Se esse é o caso, fica difícil tentarmos controlar a alimentação dessa pessoa e definir um programa de emagrecimento, sendo que a causa não está clara para ela e, principalmente, sendo tratada. É como tratar alguém com câncer de pulmão sem que a pessoa largue o cigarro, por exemplo. 

Se você quer deixar seu 2017 mais simples e objetivo, baixe a Roda da Vida e defina sua mudança. Conforme a ação seja realizada você pode definir novas ações a curto, médio e longo prazo. Essa ferramenta pode ser utilizada sempre que você achar necessário.

**Se você quer saber os "10 passos para ser mais saudável" não deixe de comprar meu e-book e aproveite os 3 materiais que disponibilizo aos meus pacientes.

Beijos da nutri e um EXCELENTE 2017! 💖

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como organizar o cardápio semanal de maneira prática

Qual seu peso ideal?

Ciclo da alimentação consciente: Eu estou com fome?!