Meditação: áudios para praticar



Você já ouviu falar de áudios para meditação ou para relaxamento? E de ondas Beta, Alfa, Teta...?
Se você me acompanha já sabe que eu gosto muito de áudios e de meditação, mas vamos deixar uma coisa clara antes de começar, meditação não é uma técnica de relaxamento, porém ela acaba dando, sim, essa sensação após a prática. As técnicas de relaxamento, por outro lado, possuem esse fim e dão essa sensação mais intensificada de bem estar e não estão atreladas ao desenvolvimento de compaixão, autoconhecimento e insights como as meditações. Além disso, os benefícios físicos e emocionais relatados em estudos científicos são relacionadas às práticas de meditação. 

Mas, vamos lá...o motivo desse post é te apresentar alguns áudios que eu mesma já utilizei tanto para meditar, quanto para relaxar e foram muito positivos para mim. 

Para relaxar

Esses são áudios que podem ser utilizados para relaxar, principalmente antes de dormir. Você pode, inclusive deixar tocando enquanto pega no sono.

  1. Música para refletir/relaxar
  2. Música para relaxar
  3. 5ª sinfonia do Beethoven - Existe um estudo da UFRJ onde células tumorais foram expostas durante 30 minutos a algumas músicas, dentre elas a 5ª sinfonia. As células expostas à obra de Beethoven apresentou morte de 1 em cada 5 células tumorais. Além disso, houve uma diminuição no tamanho e granulosidade das células. 

Para meditar - usar fone de ouvido

São áudios que podem ser utilizados para meditação, geralmente se utilizando de uma âncora como a respiração e o escaneamento corporal.


Ondas binaurais para meditar - usar fone de ouvido

Nosso cérebro, como sabemos, gera uma atividade elétrica com seu funcionamento. Essas ondas produzidas pela atividade cerebral e podemos classificá-las em Beta, Alfa, Teta e Delta.
  • Ondas Beta: são as ondas rápidas produzidas pela nossa atividade cerebral normal, quando estamos conscientes e ativos. Ela vai de 13 a 38Hz.
  • Ondas Alfa: são as ondas geradas quando estamos conscientes mas em estado relaxado. Faz a ligação entre nossa mente consciente e inconsciente. Propicia a criatividade e a memorização. Vai de 8 a 12Hz.
  • Ondas Teta: são as ondas gerada no nosso inconsciente. Está presente quando sonhamos e na meditação profunda. É nessa faixa de onda que somos mais criativos e temos insights, é propicia para aprendizagem acelerada e programação/reprogramação mental. Ela vai de 4 a 7Hz.
  • Ondas Delta: são as ondas do sono profundo (REM). Quando está combinada com outras ondas no momento de vigília nos dá maior intuição, discernimento instintivo e empatia. É nessa frequência que se produz o hormônio do crescimento e se promove a regeneração celular. Vai de 0,5 a 4Hz.

Eu utilizo os áudios de ondas alfa e teta. As ondas Delta eu utilizo apenas nas minhas sessões de pineal no Espaço Circular. 

Espero que você experimente todos esses áudios e que eles sejam tão bons pra você quanto são pra mim. 
Sugestão da nutri: durante um mês há algum tempo atrás, depois de ter uma reação alérgica bem forte, que eu coloquei pra tocar no meu celular na hora de dormir a meditação da noite da Louise e em seguida a 5ª sinfonia. Eu realizava o áudio da meditação já deitada e quando ele acabava e começava o áudio da 5ª sinfonia eu já pegava no sonos, mas deixava tocando. Isso fez uma diferença ENORME pra mim. O meu sono melhorou, a minha disposição ao longo do dia melhorou e o meu tratamento pra crise alérgica que, até então, estava aos trancos e barrancos deslanchou. Minha melhora foi muito rápida e tranquila. Portanto, fica a sugestão. 😉


Beijos da nutri!! 💓

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como organizar o cardápio semanal de maneira prática

Qual seu peso ideal?

Ciclo da alimentação consciente: Eu estou com fome?!