Você tem medo da balança?!


Olá meu povo!
Quem aí tem medo/pavor/angústia/"paúra"/desespero/fobia de subir em uma balança, mas vive em função dela?
Muitas pessoas se tornaram escravas daqueles pequenos números no visor de uma balança e passaram a se preocupar apenas em fazer com que seu peso diminua. Vivem em busca da perda de peso. Sinceramente, viver assim é ser saudável? No meu ponto de vista, não.
A partir do momento que um número passa a te controlar seus níveis de ansiedade aumentam, seu rendimento no trabalho cai, seu ânimo é alterado e o humor vive uma montanha russa. Além disso, ter esse tipo de preocupação de maneira exagerada pode abrir caminho para transtornos alimentares, como comer compulsivo, bulimia, anorexia, ortorexia, entre outros. 
Outra questão é o fato do peso, por si só, não ser um fator determinante para responder se você está ou não saudável e do que é composto o seu peso. Nosso organismo é formado por massa muscular, massa óssea, líquidos, órgãos e nem sempre perder peso significa emagrecer de maneira saudável. Fazer loucuras pode causar perda de massa magra, desregular seus hormônios, te deixar com déficit de nutrientes e promover doenças. Para saber sua composição corporal e a melhor maneira de atingir seus objetivos é necessário acompanhamento médico e nutricional, para garantir que sua saúde não seja prejudicada, pelo contrário. Nesse momento, é importante também que os profissionais da saúde te auxiliem com a reeducação alimentar e o controle da sua ansiedade, para que você entenda que não precisa ser saudável 24h por dia 7 dias na semana, mas que para tudo há um momento e saber se satisfazer sem exageros é algo que se aprende dia a dia com a adoção de hábitos saudáveis.

Beijos da nutri!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como organizar o cardápio semanal de maneira prática

Qual seu peso ideal?

Ciclo da alimentação consciente: Eu estou com fome?!