7 DICAS para comer bem no Self-service

 


Você se alimenta diariamente em self-service por causa do trabalho? Muitas pessoas acham complicado manter uma alimentação equilibrada almoçando em lugares assim pela oferta de alimentos mais calóricos e preparos que dificilmente fariam em casa. Mas é possível sim se alimentar bem em restaurantes desse tipo, basta saber escolher.


1. Comece pela salada
Sempre comece seu prato pela salada. Um estudo publicado em 2016 na Revista Appetite demonstrou que a ordem pela qual você começa a montar se prato interfere na quantidade de comida que irá ingerir. Por exemplo, no estudo quando se colocou o cereal antes do leite no prato o consumo dos dois itens foi maior. Portanto, num restaurante self-service comece sempre pela salada e a distribua por uma parte maior do prato.

2. Atenção ao carboidrato
Sabe aquela regra de que não podemos misturar dois carboidratos? Isso é mentira. Você pode sim misturar, apenas atente-se na quantidade. Se for consumir dois tipos diferentes de carboidratos na mesma refeição, diminua a quantidade de cada um deles para montar uma porção composta por 2 alimentos.

3. Escolhendo a carne
Prefira sempre as preparações assadas, grelhadas ou cozidas. Atente-se também para a quantidade de gordura que está presa à carne. Essa parte deve ser retirada antes do preparo, mesmo que apenas uma parte para diminuir a quantidade de gordura sem prejudicar o sabor, pois sabemos que é justamente a gordura que dá a suculência e sabor.

4. Sou vegetariano, e agora?
Alguns self-services pelo menos alguns dias da semana oferecem mais de uma opção de leguminosa, muitas vezes com salada de grão de bico ou feijão branco, lentilha refogada, etc. Se no self-service que você frequenta tiver uma opção além do feijão, pegue uma porção dos dois. Se não for o caso, aumente a quantidade de feijão. Mas, se você é ovolactovegetariano, basta acrescentar uma preparação com ovo ou um ovo cozido/mexido. Evite acrescentar queijos com frequência, pois o cálcio interfere na absorção do ferro não-heme presente no feijão.

5. Tempere a salada
O azeite é fonte de gordura boa e atua no aumento do HDL (colesterol bom). Temperar a salada com azeite e limão ou vinagre de maçã (de preferência) é uma ótima ideia, mas deixe de lado o sal. Ele já está presente nos demais itens do seu prato, quanto menos sal de adição, melhor.

6. Cuidado com a quantidade de líquido
O ideal é que se consuma líquidos meia hora antes ou após 1h30 depois da refeição. Porém, muitas pessoas tem dificuldade de comer sem nada líquido acompanhando. Se esse é seu caso, tudo bem. Basta não exagerar, 150ml de água com limão ou suco natural já é o suficiente.

7. Sobremesa está liberada, mas atenção.
Sim! a sobremesa está liberada! Mas é importante que você aprenda a identificar sua saciedade durante a refeição para chegar à essa etapa. Se você estiver consciente de que já está satisfeito, mas gostaria de um docinho após a refeição, você conseguirá comer uma quantidade pequena e também será capaz de identificar se mesmo essa pequena porção for muito para você após uma grande refeição e conseguirá parar de comer assim que estiver completamente satisfeito emocional e fisiologicamente. 

Agora que você já sabe como se alimentar em um restaurante self-service, deixe aqui embaixo nos comentários se você gostou dessa dica, para que possa continuar fazendo mais postagens como essa. Se tiver alguma sugestão de tema deixei no comentário também.

Não deixe de compartilhar esse post, ele pode ser útil para outra pessoa também.

Se você quiser saber os "10 passos para ser mais saudável", não deixe de comprar meu E-book e aproveite os 3 materiais que disponibilizo aos meus pacientes.


**Consulte um nutricionista para adequar sua alimentação à sua rotina e hábitos**
**O nutricionista é o único profissional habilitado a prescrever planos alimentares**


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como organizar o cardápio semanal de maneira prática

Qual seu peso ideal?

Ciclo da alimentação consciente: Eu estou com fome?!